O semestre letivo começou na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com uma novidade: o transporte circular interno para alunos, servidores e professores da instituição. Desde às 9h desta segunda-feira, o ônibus com 22 lugares começou a transportar gratuitamente a comunidade acadêmica. Ao embarcar é preciso mostrar a carteirinha de estudante, ou da biblioteca ou identidade funcional.
Os horários e itinerários ainda estão em fase experimental e podem ser ajustados. O professor da UFSM, Carlos José Antônio Kummel Félix, assessor do reitor e integrante de um grupo que discute a mobilidade urbana da instituição, classifica o transporte como "inovador". Segundo Félix, neste primeiro mês será feita uma avaliação semanal, para decidir se há necessidade de mudanças, tanto no horário quanto na rota do ônibus:
_ A ideia é ampliar a acessibilidade dentro do campus, que é extenso. É algo inovador, significa que estamos experimentando, é possível que haja alguns ajustes mas é preciso avaliar _ explica.
Enquanto está em fase de testes, a linha funcinará das 9h até às 17h, de hora em hora (veja abaixo o percurso). O ponto de partida é logo depois do arco da universidade, em frente ao posto de combustíveis. A última parada é a mesma inicial. A rota inclui outras ruas além da Avenida Roraima (rua principal do campus), que os ônibus de linha não costumam passar. A universidade não informou o valor investido, mas o professor Félix explica que os ônibus já eram da universidade, assim como os funcionários que vão trabalhar na linha. Os custos com combustível e manutenção serão responsabilidade da pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra).
Transporte intercampi começa na terça-feira
Nesta terça-feira a UFSM também inicia o transporte entre os campi de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Os alunos e servidores interessados a utilizar o ônibus devem procurar a direção do centro onde atuam para um cadastro. Duas vezes por semana um ônibus, também com 22 lugares, deve sair de Frederico Westphalen. Inicialmente as saídas devem ser às 4h, nas terças e sextas-feiras. O veículo passa por Palmeira das Missões e deve chegar em Santa Maria por volta das 9h. A previsão de retorno é por volta das 17h.
_ Se houver necesssidade também deve haver ajustes nos horários. A ideia é que o ônibus, além do transporte de quem precisa participar de um projeto, um conselho, também faça o malote e assim se racionaliza o transporte de documentos de um campus para o outro _ explica Félix.
O transporte intercampi deve contar com um outro veículo que deve viajar de Santa Maria a Silveira Martins. O início, que seria nesta segunda-feira, foi adiado para que os interessados façam o cadastro, também na direção do centro. O transporte entre Santa Maria e Silveira Martins pode começar na próxima semana, mas ainda não há confirmação.
Itinerário do ônibus circular da UFSM - campus de Santa Maria
_ Parada inicial - Avenida Roraima (junto a farmácia e posto de combustíveis)
_Creche
_ Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)
_ Restaurante Universitário
_ Centro de Educação
_ Esquina do Centro de Tecnologia (CT) com Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
_ Avenida Roraima, em frente à vigilância CCNE
_ Avenida Roraima, junto a parada de ônibus existente perto do Centro de Artes e Letras (CAL)
_ Centro de Ciência Rurais (CCR), prédio do meio
_ Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), prédio 74-B
_ Colégio Politécnico/ Centro de Eventos
_ Hospital Veterinário
_ Casa Ecológica (no Centro de Eventos)
_ Secretaria do Parque
_ Entrada do Centro de Educação Física (CEFD)
_ Centro de Qualidade de Vida (próximo da Coperve"